Quais capitais podem ter reviravolta no segundo turno? Veja o que indicam as pesquisas (2024)

O cenário eleitoral em seis capitais está indefinido às vésperas deste segundo turno da disputa pelo comando das prefeituras, segundo os levantamentos mais recentes dos principais institutos de pesquisa do País. Em Campo Grande (MS), Manaus (AM), Palmas (TO) e Porto Velho (RO), embora um dos adversários esteja numericamente à frente, os candidatos estão empatados tecnicamente.

Leia também

  • Eleições 2024: Como ler, entender e não se perder no mundo das pesquisas eleitorais

Em outras duas, Belo Horizonte (MG) e Fortaleza (CE), além do empate, a possibilidade é de uma reviravolta: o candidato que terminou a primeira etapa do pleito atrás, agora acumula numericamente mais intenções de voto do que o adversário. O segundo turno ocorre em 51 cidades do País, sendo 15 capitais.

Leia mais

  • Direita se une para garantir vitória de Bruno Engler em Belo Horizonte
  • Polêmica com torcidas de futebol marca reta final das eleições em Fortaleza; entenda
  • Candidato petista contraria esquerda e defende pautas conservadoras em Cuiabá

Em Campo Grande (MS), uma das capitais do agronegócio brasileiro, a atual prefeita Adriane Lopes (PP) tem 42% das intenções de voto, conforme o último levantamento da Quaest, divulgado na quarta-feira, 16. A ex-deputada federal Rose Modesto (União) aparece com 39%. A margem de erro do levantamento é de três pontos porcentuais. Adriane teve 31,67% dos votos válidos no primeiro turno, enquanto Rose, 29,56%, uma diferença de menos de 10 mil votos.

Quais capitais podem ter reviravolta no segundo turno? Veja o que indicam as pesquisas (1)

A disputa em Manaus, capital do Amazonas, está ainda mais apertada. Segundo o levantamento mais recente do Paraná Pesquisas, divulgado na terça-feira, 22, o atual prefeito, David Almeida (Avante), tem 46% das intenções de voto, enquanto o adversário, o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL), 45,5%. A margem de erro do levantamento é de 3,5 pontos porcentuais.

Davi Almeida passou para a segunda etapa do pleito com 32,16% dos votos válidos, enquanto Alberto Neto obteve 24,94%.

Quais capitais podem ter reviravolta no segundo turno? Veja o que indicam as pesquisas (2)

Em Palmas, no Tocantins, o cenário eleitoral do segundo turno, conforme pesquisa mais recente do instituto Real Time Big Data, de terça-feira, 22, mostra que a deputada estadual Janad Valcari (PL) tem 45% das intenções de voto e o ex-prefeito Eduardo Siqueira Campos (Podemos), 43%. Com a margem de erro de três pontos porcentuais, os dois seguem empatados na disputa.

No primeiro turno, Janad saiu com 39,22% dos votos válidos das urnas, e o adversário com 32,42% – uma diferença de 10.782 votos.

Publicidade

Quais capitais podem ter reviravolta no segundo turno? Veja o que indicam as pesquisas (3)

Com apenas um ponto porcentual de diferença entre os dois candidatos, o cenário de Porto Velho também segue indefinido. A pesquisa Quaest divulgada na última sexta-feira, 18, aponta a ex-deputada federal Mariana Carvalho (União) com 43% das intenções de voto e o ex-deputado federal Léo Moraes (Podemos) com 42%. A margem é de 3,7 pontos. Mariana terminou o primeiro turno com 111.329 votos, que representam 44,53%, ante 25,65% do adversário.

Quais capitais podem ter reviravolta no segundo turno? Veja o que indicam as pesquisas (4)

Os resultados das pesquisas mais recentes em duas capitais, Belo Horizonte e Fortaleza, indicam um cenário oposto ao resultado do primeiro turno. Ou seja, quem terminou em segundo lugar, agora aparece liderando numericamente as pesquisas.

No primeiro turno na capital mineira, o deputado estadual Bruno Engler (PL) teve 435.853 votos (34,38% dos votos válidos), enquanto o prefeito e candidato à reeleição, Fuad Noman (PSD), 336.442 votos (26,54%).

Segundo a pesquisa mais recente Quaest, divulgada nesta quarta-feira, 23, Fuad é quem aparece numericamente à frente agora, com 46% das intenções de voto, contra 40% do bolsonarista. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos.

Quais capitais podem ter reviravolta no segundo turno? Veja o que indicam as pesquisas (5)

Na capital do Ceará, Fortaleza, a última pesquisa Quaest também sinaliza empate técnico a quatro dias do segundo turno. O levantamento divulgado nesta quarta, 23, aponta Evandro Leitão (PT), com 44% de preferência, e André Fernandes (PL), com 42%.

No primeiro turno, Evandro Leitão terminou em segundo, com 34,33% dos votos válidos, enquanto Fernandes fez 40,20% – 82.131 votos a mais.

Quais capitais podem ter reviravolta no segundo turno? Veja o que indicam as pesquisas (6)

Como mostrou a Coluna do Estadão, a eleição da cidade também influencia o futuro comando nacional do PT, uma vez que uma possível vitória na capital vai virar capital político para alavancar o nome do líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), como preferido na sucessão.

Publicidade

Já em Goiânia, outra capital do agronegócio, apenas um décimo não coloca os dois adversários, o ex-deputado federal Sandro Mabel (União) e o ex-deputado estadual Fred Rodrigues (PL), em empate técnico.

Quais capitais podem ter reviravolta no segundo turno? Veja o que indicam as pesquisas (7)

Apesar da pequena diferença apontada na pesquisa Atlas desta terça, 22, de 50,7% para Mabel e 46,6% para Rodrigues, os números são inversos à posição em que os candidatos terminaram o primeiro turno – o candidato do PL fez 31,14% dos votos válidos, enquanto o concorrente, que agora lidera as intenções de voto, 27,66%.

Leia também

  • Quais partidos podem comandar mais cidades do País a depender do resultado do segundo turno? Veja
  • Quais foram os segundos turnos mais acirrados das eleições municipais no País? Veja

Em altaPolítica

Quem ganhou o debate da Globo em SP entre Nunes e Boulos? Veja a opinião dos colunistas do EstadãoO duelo que ‘flopou’: por que Lula e Bolsonaro se ausentaram da campanha eleitoral em São Paulo?Em debate morno, Nunes aponta ‘extremismo’ de Boulos, que associa prefeito a corrupção; veja

Siga o ‘Estadão’ nas redes sociais

Quais capitais podem ter reviravolta no segundo turno? Veja o que indicam as pesquisas (2024)
Top Articles
Latest Posts
Recommended Articles
Article information

Author: Amb. Frankie Simonis

Last Updated:

Views: 6198

Rating: 4.6 / 5 (76 voted)

Reviews: 91% of readers found this page helpful

Author information

Name: Amb. Frankie Simonis

Birthday: 1998-02-19

Address: 64841 Delmar Isle, North Wiley, OR 74073

Phone: +17844167847676

Job: Forward IT Agent

Hobby: LARPing, Kitesurfing, Sewing, Digital arts, Sand art, Gardening, Dance

Introduction: My name is Amb. Frankie Simonis, I am a hilarious, enchanting, energetic, cooperative, innocent, cute, joyous person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.